Ferramentas Pessoais

Encerramento da PyConBrasil 2008

350 participantes, 45 palestras em 3 dias de conferência. Esta foi a PyConBrasil 2008.

Encerramento da PyConBrasil 2008

Foto oficial dos participantes do evento

Com aproximadamente 350 participantes, a PyConBrasil 2008 se encerrou no último sábado, dia 20 de Setembro, na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro. O evento foi um sucesso e se destacou pelo alto nível das palestras apresentadas.

Keynote Speakers

O evento contou em 2008 com a presença de dois convidados internacionais, Bruce Eckel e Alexander Limi.

Em sua palestra "Why I Love Python", Bruce Eckel, autor dos livros "Thinking in Java" e "Thinking in C++", discorreu sobre os motivos que o levaram a adotar Python como sua linguagem favorita. Citando seus pontos fortes e apresentando algumas críticas pontuais, ele prometeu retomar o projeto de escrever um livro sobre Python (previamente apelidado "Thinking in Python", título que ele agora diz não poder mais usar) e pediu ajuda para torná-lo um livro desenvolvido pela comunidade. Ainda aproveitou sua passagem pela PyConBrasil para falar sobre o Burning Man, festival cultural americano de que participa há alguns anos, e para difundir e ajudar a organizar Open Spaces, um conceito de palestras espontâneas e auto-geridas.

Alexander Limi, criador do sistema de gerenciamento de conteúdo Plone, em sua palestra "The State of Plone and Lessons from Managing a Top 2% Open Source Project" discorreu sobre sua experiência como líder de um dos mais bem sucedidos projetos open source. Com uma apresentação recheada de imagens impactantes, Limi, que é designer de interfaces do Google, descreveu também quais serão os caminhos futuros do Plone.

Palestras

A PyconBrasil 2008 teve uma trilha de palestras bastante diversificada, do apresentações introdutórias a discussões aprofundadas sobre a implementação da linguagem. Não faltaram casos de sucesso, aplicações acadêmicas e apresentação de bibliotecas e ferramentas diversas. Como já aconteceu em outros anos, houve também palestrantes de áreas não diretamente relacionadas à computação, utilizando Python como ferramenta para uma ampla gama de aplicações.

Nesta edição, a PyConBrasil inaugurou, esperando tornar uma tradição, a idéia de ter sempre uma palestra sobre outra linguagem. Uma vez que a conferência foi no Rio de Janeiro, a escolhida foi lua, criada na PUC-RJ. A palestra do professor Roberto Ierusalimschy foi bastante elogiada e as confirmou as expectativas de que a platéia estaria interessada também em conhecer outras linguagens de programação.

A PyConBrasil contou, ainda, com tutoriais e mini-cursos, a fim de que os participantes pudessem ter uma experiência mais prática com Python e com técnicas de programação em geral.

Além das pessoas que comparecem fisicamente ao evento, muito assistiram às palestras através da  transmissão online. Houve uma média de 300 streamings simultâneos durante os 3 dias com o pico de 500 nas palestras de Bruce Eckel e de Alexander Limi.

Open Spaces

Este ano experimentou-se o conceito de Open Spaces durante um dos dias da PyConBrasil. Open Spaces são uma tentativa de reproduzir, com a mínima organização necessária, as "conversas de corredor" que, muitas vezes, produzem o melhor conteúdo de uma conferência. Quem estivesse interessado em discutir algum assunto poderia colocar a sugestão em um quadro-branco e os participantes poderiam vagar pelos Open Spaces buscando algum grupo de que quisessem participar. Os Open Spaces na PyConBrasil 2008 geraram inúmeras conversas interessantes, e devem ganhar mais espaço nas próximas edições.

PyConBrasil 2008 em números

  • 350 participantes
  • 300 streamings de vídeo, em média
  • 45 palestras
  • 2 tutoriais
  • 2 minicursos
  • 1 dia de Open Spaces

 

Patrocinadores

  • Patrocínio Diamante
    • Serpro
  • Patrocínio Ouro
    • Locaweb
    • Globo.com
  • Apoio
    • Async
    • Paradigma
    • Simples Consultoria
    • Softrent

 

Ações do documento

Vídeos

Enviado por Usuário Anônimo em 28/09/2008 23:39
As palestras serão divulgadas em vídeo???

Grato, Allyson Barros
allysonbarros@digizap.com.br

Vídeos

Enviado por luciano em 15/10/2008 12:42
Sim, os vídeos estão sendo convertidos. Aguarde notícias aqui mesmo.
Programação

Programação

Do dia 21 a 23 de Outubro ocorreu o maior encontro da Comunidade Python no Brasil. Confira como foi de alto nível a programação do evento.